"Hagakure", é um termo que significa "na sombra das folhas" ou "escondido na folhagem", é um guia prático e espiritual para os guerreiros japoneses, também conhecido como "O Livro do Samurai".
O baralho consiste em trinta cartas:
- Aldeões numerados de 1 a 17;
- Samurais numerados de 18 a 27;
- Três "velhos tolos" que não têm números.
No início de cada rodada, você distribui 4-5 cartas para cada jogador e, em seguida, coloca as 4-5 cartas restantes em outra pilha.
Cada jogador começa com cinco tokens "Nobori", cada um dos quais tem um poder especial, e um jogador pode escolher jogar exatamente um desses tokens depois de olhar suas cartas. Esses tokens permitem que você olhe para a mão de outro jogador, troque sua mão o descarte, dobre seus pontos, etc.
O jogador líder joga uma carta de sua mão, então cada jogador segue, com a carta mais alta jogada vencendo a rodada e conduzindo à próxima rodada. Se um samurai (uma carta vermelha) for jogado, então cada um dos outros jogadores deve jogar um samurai, se possível. Caso contrário, o jogo não tem jogadas obrigatórias. Um "velho tolo" jogado sozinho não vale a pena, mas se um segundo ou terceiro "velho tolo" for jogado em uma rodada, então o jogador da última dessas cartas ganha a rodada.
Os jogadores ganham 1 ponto para cada rodada ganha e 1 ponto para capturar outras cartas. Um jogador que não venceu nenhuma rodada perde 2 pontos. Após 5-9 rodadas, dependendo do número de jogadores, quem tiver mais pontos vence o jogo!